Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Como o aumento do IOF vai impactar o câmbio?

Banco Central e Conselho Monetário participam de reunião nesta sexta (23)

Por Davi Brabos 23/05/2025 - 15:26 Atualizado há 11 horas
Foto: Rafa Neddermeyer
Foto: Rafa Neddermeyer

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o anúncio do novo pacote de medidas, que determinou o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e atingiu Previdência, Empréstimos e Câmbio, o Banco Central irá participar de uma reunião nesta sexta-feira (23), para discutir o impacto da mudança. A informação foi confirmada pelo diretor da Turcâmbio Money Exchange, Leonardo Ribeiro, na Rádio Som Maior. 

"Às 16h a gente vai ter uma reunião com o Banco Central e com o Conselho Monetário sobre o impacto disso. Esperamos ter uma boa conversa e alguns apelos para ver se voltam atrás em algumas coisas", diz o diretor, em entrevista ao programa 60 Minutos. Ele ainda revela não ter muitas esperanças com a conversa. "A finalidade disso é recolher impostos, é cobrar gastos. Então não sabemos se vai ter um bom resultado ou não", adiciona.

Ribeiro também destaca, na entrevista, a sua reação ao anúncio da alteração. "Estou tão surpreso como todo mundo. Acho que está todo mundo um pouco apavorado, porque realmente esse vai ser um impacto muito direto. Quem sofre, na verdade, é o contribuinte, que acaba sempre tendo que pagar a conta", destaca. Para ele, a razão das mudanças ainda é uma dúvida. "O mercado está indo totalmente contra. A Argentina ontem anuncia livre câmbio, o Brasil aqui restringe, não está fácil entender como que o governo está pensando economicamente o reflexo disso", avalia.

O IOF no câmbio

O diretor conta como o IOF funciona, na prática, durante o câmbio dos valores. "O IOF na verdade é um imposto sobre a operação financeira, então a instituição tem o dever de recolher do cliente. Nós já damos o preço com o IOF incluso. Porque não adianta eu te falar que o dólar está R$ 5,67, aí depois eu vou te botar o IOF e isso ficar R$ 5,90. A gente faz o papel de recolher, mas no preço final, quando um cliente vai fazer um fechamento de câmbio, ele dá a VET, que é o valor efetivo total da operação, para ele poder entender mesmo quanto vai custar a operação dele", explica Ribeiro. Ele ainda conclui que todas as operações de câmbio, com exceção de importação e exportação, foram afetadas em 3,5%.

Além das operações de câmbio, o IOF teve aumento nas ações de crédito e operações de seguro. "Só não aumentou o IOF ali nas operações de baixa renda, tipo Minha Casa Minha Vida", informa.

Ouça, na íntegra, a entrevista do diretor da Turcâmbio:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito